Score baixo aprova financiamento? Qual o Score Ideal?

Score baixo aprova financiamento? Descubra qual é o Score ideal para conseguir aprovação em um financiamento de bens.

Score baixo aprova financiamento

Acompanhar o nível do seu Score de crédito é muito importante, especialmente se você está em busca de conseguir um bom financiamento para conquistar o seu próprio imóvel.

É a partir do cálculo do score que bancos e instituições financeiras decidem se aprovam ou não financiamentos, aumento de crédito, empréstimos e afins.

Essa pontuação também é importante para definir qual é a taxa de juros que será cobrada de cada pessoa, analisando o nível de risco que a instituição corre ao fornecer um financiamento para a pessoa. 

Portanto, se você possui o sonho de conquistar seu próprio imóvel através de um bom financiamento, é essencial que você saiba como está seu Score – e o que você pode fazer para aumentar seus pontos. 

O que é o Score?

score

Basicamente, ‘score’ significa pontuação e, desta forma, são os pontos que você acumula (e perde!) ao longo de toda a sua vida adulta, como consumidor.

O Score é calculado por diversas instituições, mas a mais utilizada é da Serasa e é através dessa pontuação disponibilizada pela Serasa que bancos, empresas e instituições conseguem conferir se você é ou não um bom consumidor, que paga suas contas em dia, não possui grandes dívidas e tem um bom comportamento de consumo.

O score é calculado a partir de muitos fatores que garantem a confiabilidade (ou não) do seu perfil. 

Por exemplo, quando você utiliza todos os meses o limite total do seu cartão de crédito, isto te faz perder pontos, pois se imagina que você seja uma pessoa que possui um risco maior para se endividar.

Outro exemplo do que faz sua pontuação cair é  quando você sempre paga suas contas (luz, água, gás, telefone, internet) já atrasadas e quando tem dívidas em seu CPF – mesmo que essas dívidas tenham sido feitas por outra pessoa!

O Score baixo influencia na aprovação do financiamento?

O Score é basicamente esse relato financeiro da sua vida, e os bancos o levam muito a sério na hora de fornecer a você serviços e produtos financeiros de risco.

Dessa forma, quando seu score é muito baixo isso significa que você não é um bom pagador e, portanto, te dar a possibilidade de fechar um financiamento significa um alto risco para a instituição por haver altas possibilidades de que você atrase os pagamentos e aumente a dívida, levando prejuízo para a instituição que te forneceu o financiamento.

Um score baixo pode influenciar que o banco não te possibilite ter nenhum financiamento.

Quando o seu score é considerado razoável, o financiamento é liberado, mas com taxas extremamente altas – que são para cobrir o risco que o banco assumiu ao te dar este financiamento.

Ou seja, se você possui uma baixa pontuação, há maiores chances de você acabar tendo que pagar muito mais pelo imóvel por conta das taxas.

Para conseguir fechar um bom financiamento, com taxas verdadeiramente justas, é necessário possuir uma excelente pontuação e vamos te mostrar quantos pontos é o ideal para isso.

Quanto deve ser meu Score para conseguir o financiamento?

O seu Score vai de 0 a 1.000 pontos e ele é dividido em 4 partes:

  • 0 a 399 pontos: pessoas que possuem esta pontuação têm um alto risco de não pagarem suas contas;
  • 400 a 599 pontos: as pessoas com esta pontuação possuem um risco médio de inadimplência;
  • 600 a 799 pontos: nesta faixa é calculo que 7 a cada 10 pessoas pagam suas contas em dia;
  • 800 a 1.000 pontos: baixo risco de inadimplência. 

A verdade é que não existe um limite mínimo para que você atinja e consiga um financiamento, especialmente porque cada banco utiliza uma análise diferente – e muitos, como já falamos, um score baixo pode até aprovar o financiamento, mas colocam taxas muito altas.

Mas é certo que pessoas que estão no primeiro (de 0 a 399 pontos) e segundo grupo (de 400 a 599 pontos) possuem baixas possibilidades para conseguir qualquer tipo financiamento ou até mesmo acesso a outros produtos, como empréstimos.

Dessa forma, se você deseja fechar um financiamento muito em breve, é importante possuir um score com, pelo menos, 600 pontos.

Caso queira um bom financiamento, com taxas de juros bem reduzidas, quanto mais próximo de 1.000 pontos o seu Score for, melhor será para você!

Portanto, para o banco aprovar seu financiamento com boas taxas de juros, você de possuir um Score acima de 800 pontos!

Como conferir meu Score?

Como falamos, várias instituições realizam o cálculo do Score, mas como o mais comum é acessarem sua pontuação pelo sistema da Serasa, recomendamos que você confira lá quais são seus pontos.

Para isso, acesse www.serasa.com.br e realize seu cadastro, com CPF, e-mail e a criação de uma senha. Ter esse perfil cadastrado no Serasa, com todas suas informações pessoais cadastradas e atualizadas, inclusive pode ajudar a aumentar o Score!

consultar score
Score baixo aprova financiamento

Com o Cadastro Positivo ativado (em que é analisado todo seu histórico de pagamento e dívidas), você confere seu próprio histórico de pagamentos. Fica salvo seu histórico financeiro dos últimos 12 meses de todos os pagamentos realizados no crédito e também histórico de dívidas.

Se você possui dívidas e deseja quitá-las o mais rápido possível, é importante ativar seu Cadastro Positivo, estar no Serasa Turbo e conferir todas as ofertas para o pagamento de dívidas do Serasa Limpa Nome.

Recomendamos especialmente que você faça isso e aumente o máximo possível a sua pontuação antes de pedir por qualquer financiamento ou aumento de crédito.

Especialmente porque a cada vez que você pede por produtos financeiros de risco, como mais crédito ou empréstimos, menor a sua pontuação vai se tornando.

Isso acontece porque que você assumiu novos compromissos financeiros e, portanto, seu perfil de consumidor passa a ter mais riscos

Dessa forma, aumente o máximo possível o seu score antes de solicitar o pedido para um financiamento. Isso não somente aumentará suas possibilidades de conseguir fechar um bom acordo, como também evitará que a sua pontuação diminua muito.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam estar bem informadas sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *